Índios Munduruku: Tecendo a Resistência

No 23/11/2014 por Minguarana emUncategorized | 0 Comentários

Devido a importantes alterações de última hora e seguindo a dinâmica da Amazônia, o documentário de Nayana Fernandez “Índios Munduruku: Tecendo a Resistência” pegou um rabetinha (barco de madeira típico da região), se atrasou, e foi lançado apenas o 18 de Novembro no Brasil. Mais o tempo em várias comunidades da Amazônia segue uma lógica diferente quando comparado aos grandes centros urbanos do resto do Brasil. Na língua Munduruku, por exemplo, o mais próximo da divisão de horas ao longo do dia são as palavras Kabiá, Wuykat e Kabiun, que traduzindo seria manhã, tarde e noite.

Em palavras da sua diretora, Nayana Fernández: “está claro que a luta dos Munduruku não é, nem será fácil. Se trata da sobrevivência não apenas de um povo, mas de vários. Incluídos todos nós, talvez não tão a longo prazo.Todo esse trabalho, o documentário, os artigos, e vídeo para a BBC, têm sido tentativas de contribuir especialmente para a luta dos Munduruku, mas também de levantar a reflexão do que é e para onde caminha a civilização ocidenta”

Este vídeo foi produzido de maneira independente, com apoio de algumas organizações da Inglaterra, lideranças Munduruku e seus apoiadores locais. “Índios Munduruku: Tecendo a Resistência” pode ser baixado gratuitamente do link acima.

Siga este link para o lançamento do documentário en “Índio e Nós”, com entrevista á diretora

Ele também será lançado, em inglês, no portal do Latin American Bureau

Deixe um comentário

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos necesarios están marcados *

Puedes usar las siguientes etiquetas y atributos HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>